O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é o processo seletivo elaborado pelo governo federal, que pode auxiliar você a ingressar na faculdade. Por essa razão, é importante conhecer bem o seu funcionamento e principalmente, o seu funcionamento durante o período de inscrições.

Sobretudo, agora em 2019, pois entraram em vigor novas alterações do sistema e da plataforma que podem confundir até mesmo aquelas pessoas que já estão habituadas a realizar as inscrições.

Para evitar que isso aconteça com você, continue lendo este post para descobrir dicas de como se inscrever de maneira correta. Assim, você não corre o risco de errar e perder a oportunidade de ingressar na faculdade.

 

Atente-se as datas do Sisu

Normalmente, são reservados 5 dias para as inscrições do Sisu, assim, no primeiro semestre do ano que vem o evento ocorrerá entre os dias 22 a 25 de janeiro. Fique atento a essas datas e, se necessário, coloque lembretes na parede do quarto, geladeira, celular ou qualquer outro local de visualização constante.

O resultado da chamada regular acontece no dia 28 de janeiro, a mesma data de início da inscrição na lista de espera, a qual vai até o dia 04 de fevereiro. As matrículas nas instituições começam no dia 30 de janeiro e também vai até o dia 04 do próximo mês.

É importante lembrar de que a lista de espera não é mais responsabilidade do processo seletivo, mas sim de cada universidade pública do país.

Separe as informações necessárias

O sistema trabalha com algumas informações que constavam no momento da sua inscrição para o ENEM. É necessário deixar em um lugar de fácil acesso o seu número de inscrição da última edição do exame, bem como a senha mais atual cadastrada no site do Inep.

Também é importante conferir os dados de contato presente no site e atualizar o que for preciso, isso facilita o contato entre o aluno e o sistema, caso haja algum problema.

 

Escolha bem as opções de curso no Sisu

O Sisu sempre disponibilizou um espaço para o estudante inscrever sua nota em duas instituições ou cursos diferentes. Assim, caso não atinja a nota de corte da primeira ainda poderá tentar a segunda alternativa.

A diferença nesse ano é que se o aluno não passar na primeira escolha não poderá mais entrar na lista de espera como fazia nos anos anteriores.

Por isso, se tornou ainda mais importante a decisão de qual carreira seguir, já que não há a chance de esperar outras pessoas desistirem da sua primeira opção de curso. Lembre-se também de que durante os 5 dias de inscrições é possível trocar as opções de curso como quiser.

 

Não esqueça da modalidade

Ao escolher os detalhes do curso que você deseja fazer é importante estar atento para marcar a modalidade certa (ampla concorrência, cotas raciais, cotas sociais, etc.), já que esse é um direito conquistado por aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social.

Muitas vezes as modalidades de cotas apresentam nota de corte mais baixo, entretanto, se você não faz parte desse grupo não vale a pena tentar enganar o sistema, já que é preciso apresentar documentos que confirmam essas características.

Verifique a nota de corte

A nota de corte informada pelo Sisu no primeiro dia de inscrições pode ser diferente da pontuação indicada no último dia. Normalmente isso não deveria ser um grande problema, mas agora que apenas 1 ponto pode invalidar completamente uma opção, prestar atenção nessas diferenças se tornou algo muito importante.

Uma grande dica é analisar os históricos das notas de corte dos seus cursos e instituições desejados nas edições anteriores, para assim ter uma boa previsão do que acontecerá no final.

Às vezes vale a pena mudar de instituição se isso significa fazer o curso dos seus sonhos ou talvez o melhor seja mudar para um curso parecido e continuar naquela universidade de renome. O importante é não desperdiçar uma das opções se você tem certeza de que não atingirá a nota.

 

Agora que você já sabe de todas essas dicas para a inscrição do Sisu seu contato com o sistema será muito mais rápido e prático. Anote tudo o que for importante e evite perder essa oportunidade, pois quando ela passar você precisará esperar um semestre inteiro para ingressar em uma faculdade.