Será que eu consigo cursar duas universidades ao mesmo tempo? Essa é a principal dúvida, daqueles estudantes que foram aprovados em cursos e em faculdades que simplesmente adoram.
Para solucionar esse dilema, é comum que eles busquem a opinião de amigos e familiares sobre o tema. Nesse momento, é preciso tomar cuidado pois muitas vezes, eles não possuem a experiência necessária para oferecer o melhor conselho.
Pensando nisso, selecionamos neste post informações de especialistas, que revelam se é possível conciliar dois cursos universitários. Ao final da leitura, você conseguirá tomar a melhor decisão.
Escolha das universidades
O momento de se inscrever nas universidades durante o ENEM, precede uma grande dúvida para os estudantes: a escolha de um curso. Vários questionamentos podem surgir, como por exemplo “faço letras ou jornalismo?” “astronomia ou física?”.
De fato, essa pode ser uma escolha bem estressante, por isso, por mais que pareça loucura, muitos estudantes têm optado em fazer dois cursos simultaneamente.
Apesar de gerar uma sobrecarga, há demonstrações de que essa não é uma decisão impossível de fazer. Os resultados ainda se tornam melhores quando uma faculdade complementa a outra, assim agregando mais valor e proporcionando novas possibilidades no futuro profissional.
Estruturação da rotina
Para conseguir estudar em dois cursos ao mesmo tempo, é necessário que o aluno tome algumas atitudes. A primeira delas é sistematizar as atividades de maneira que ele consiga criar uma rotina adequada, pois é certo que terá mais tarefas do que quem faz apenas 1 faculdade.
Sem um planejamento eficiente e funcional, as chances de ter problemas no decorrer dos cursos aumentam. Isso significa que todo o investimento em tempo e dinheiro estaria perdido.
Por isso, procure formas e técnicas de produtividade para conseguir concluir todas as demandas e organize uma rotina semanal com todas as aulas, tempo de estudo e tempo para elaborar trabalhos ou atividade.
Ainda assim, nunca esqueça de reservar alguns momentos de lazer e descanso, pois o corpo humano e a mente precisam relaxar para absorver os conhecimentos da melhor forma possível.
Foco no desempenho nos cursos das universidades
Um dos grandes desafios para o estudante é conseguir ter um bom rendimento nos dois cursos. Portanto, é importante focar em passar nas matérias que devem ser cursadas, mas sem esquecer das leituras, atividades extracurriculares e estágio.
Quem estuda em duas universidades têm que lidar com algumas limitações, pois possuem muitas obrigações e, apesar do estresse causado, o tempo para amigos, família e lazer é drasticamente reduzido.
Ao se comprometer com esse novo desafio, é preciso mudar completamente a forma com que você encara os estudos. As aulas precisarão ser 100% aproveitadas e nenhum trabalho poderá ser deixado para última hora.
Para ter foco é preciso fazer um cronograma de estudo realista, isso inclui adiantar as leituras (até nos fins de semana). É de suma importância ter foco, organização e determinação
Vantagens para o estudante
De maneira direta, uma formação dupla permite ampliar o campo de atuação profissional e garantir maior segurança no momento de ingressar no mercado de trabalho, assim como um grande diferencial para destaque.
Além disso, analisando pelo ponto de vista onde muitos têm dúvidas quanto ao curso e a profissão que realmente desejam, o fato de estar cursando duas faculdades pode deixa-lo mais confortável para desistir de uma que não adquiriu muita afinidade, já que não vai obter maiores prejuízos.
A vivência na rotina acadêmica de cada curso fará com que o estudante entenda melhor as características de cada carreira e as oportunidades proporcionadas por elas, assim será possível decidir qual a melhor para seu futuro profissional.
Afinal, é possível fazer duas universidades?
Como você pode perceber ao longo do post, não há impossibilidades técnicas para isso (matrícula e outros). Porém, deve-se considerar atentamente alguns pontos, como o turno das aulas e a carga horária de cada curso, para assim chegar ao final como uma escolha viável.
Verifique se vai ter tempo disponível para conciliar os cursos nas duas universidades e manter um bom rendimento em ambos. Também não esqueça do fator de disponibilidade financeira, então custeie as matrículas, mensalidades, materiais e deslocamento.
Assim, planejando desde os custos financeiros até a otimização de sua rotina para realmente adquirir todos os benefícios de uma dupla formação, você estará pronto para ingressar em ambas instituições.
Comentários