Você consegue imaginar uma empresa que não utilize nenhum recurso de TI? Computadores, softwares e até atendimentos online se tornaram regra em praticamente todos os segmentos. Por isso, cresceu também a procura por profissionais formados no curso de Gestão em Tecnologia da Informação Estácio.
Afinal, empresas de todos os portes precisam de um colaborador responsável por cuidar de softwares, hardwares, bancos de dados, aplicativos e até sistemas internos de comunicação, como a intranet.
Então se você está buscando um curso tecnológico com um mercado bastante aquecido, esse pode ser o ideal para você. Continue lendo e confira como funciona a graduação, qual é o perfil dos graduados e quais vagas vai encontrar por aí!
O que é Gestão em Tecnologia da Informação?
A Gestão em Tecnologia da Informação costumava ser responsável pela manutenção dos serviços de hardware e software de uma empresa. Ou seja, era o time que cuidava dos computadores e programas utilizados pelo restante da equipe. Mas hoje em dia, esse cargo evoluiu e, por isso, os cursos específicos foram criados.
A tecnologia mudou e as empresas precisam de muito mais do que apenas técnicos para executar a manutenção de equipamentos. Essa área começou a exigir um conhecimento mais amplo, focado também em decisões estratégicas e na gestão de projetos.
Ferramentas e metodologias como aplicações na nuvem, bancos de dados e inteligência de mercado passaram a fazer parte do dia a dia da maioria dos negócios. Especialmente aqueles de médio e grande porte. Então o profissional que cuida disso tudo precisou se tornar também um especialista nessas funções.
Como é o curso Gestão em Tecnologia da Informação?
A graduação Gestão em Tecnologia da Informação surgiu para cobrir esse vácuo na formação dos gestores de tecnologia e tem duração de 2 anos e meio. Por ser um curso de tecnologia, ele não possui a obrigatoriedade do TCC nem do estágio supervisionado. Mas tem diversas disciplinas focadas na prática profissional.
Grade curricular
- Algoritmos;
- Auditoria de Sistemas;
- Banco de Dados;
- Competências Gerenciais;
- Entrega e Suporte em Tecnologia da Informação;
- Fundamentos de Sistemas de Informação;
- Gestão de Processos;
- Gestão de Projetos para T.I.;
- Gestão de Segurança da Informação;
- Gestão de Serviços em Tecnologia da Informação;
- Governança em Tecnologia da Informação;
- Implantação e Avaliação de Tecnologia da Informação;
- Indicadores de Desempenho Em T.I.;
- Inovação Tecnológica;
- Inteligência Empresarial;
- Matemática Computacional;
- Modelagem de Sistemas;
- Negócios Eletrônicos;
- Organização de Computadores;
- Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional;
- Processos de Desenvolvimento de Software;
- Propriedade Intelectual, Direito e Ética;
- Qualidade e Testes de Software;
- Redes de Computadores;
- Tecnologia da Informação e Comunicação.
Áreas de atuação
Com essa formação, o graduado pode trabalhar em diversos segmentos, tanto da iniciativa privada quanto pública.
Na verdade, é até difícil imaginar uma empresa que não precise de um gestor de TI. Desde negócios do ramo da saúde, passando pelo setor financeiro e pela indústria, até empresas de software, obviamente, todos precisam desses profissionais. Então as possibilidades de atuação são muitas.
Entre as carreiras encontradas no mercado estão:
- Gestor em Tecnologia de Informação;
- Gerente de Projetos;
- Analista de Sistemas;
- Consultor de Segurança Digital;
- Coordenador de Sistemas de TI;
- e muitas outras.
Mercado de trabalho
A área de tecnologia ainda tem um grande déficit no Brasil. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o país forma cerca de 46 mil profissionais de TI por ano. Mas precisaria de 70 mil novos graduados anualmente para dar conta da demanda.
Isso significa que o mercado está bastante aquecido e existe muita procura por quem se forma em cursos como o de Gestão em Tecnologia da Informação.
Pelo mesmo motivo, os salários também costumam ser bons. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação ganha em média R$ 4.560,41 no mercado de trabalho brasileiro. Mas em alguns casos, esse valor pode chegar a até R$ 13.367,65.
De modo geral, as melhores remunerações médias estão nas cidades de São Paulo (SP), Barueri (SP), Santana de Parnaíba (SP) e Brasília (DF). Mas também existe uma grande oferta de emprego em outras regiões do país, que estão se destacando como pólos de tecnologia.
Santa Catarina, por exemplo, é um estado com apenas 3% da população brasileira. Mas possui 20% das empresas de tecnologia do país. Só na capital, Florianópolis, são mais de 900 empresas de TI. Por isso, pode ser também uma excelente região para quem quer trabalhar nesse segmento!
Onde estudar Gestão em Tecnologia da Informação?
Por fim, se você gostou de saber mais sobre o curso de Gestão em Tecnologia da Informação, preste atenção para escolher uma instituição de ensino que vai ajudar a alavancar a sua carreira.
Hoje em dia, já existem dezenas de faculdades que oferecem essa graduação. Mas é importante escolher uma que esteja atualizada. Tanto em relação ao currículo do curso, quanto em relação aos professores. Afinal, essa é uma área que muda constantemente e exige também atualização do conteúdo visto em sala de aula.
Para saber se a instituição que você escolheu é realmente boa, confira a avaliação de antigos alunos na internet, pesquise as disciplinas oferecidas e veja se o curso oferece também parcerias para que você consiga um estágio ou até um emprego depois de formado. Assim, você garante que está na faculdade certa para uma carreira de sucesso!
Comentários