Já pensou em começar uma carreira no ramo da tecnologia? Essa tem se tornado a opção ideal, para quem adora equipamentos tecnológicos e modernos. Assim como, desenvolvimento de novos produtos e serviços que tornam o dia a dia mais eficiente e prático.
Essa é sem dúvida, uma das áreas que mais cresce e que mais necessita de profissionais qualificados. Não é a toa, que existem tantos cursos profissionalizantes e de graduação disponíveis no mercado, tornando a decisão de escolher um, muito mais difícil.
Pensando nisso, ao longo deste post você irá descobrir 7 opções de cursos que estão em alta e são ideais para quem gosta de tecnologia. Ao final da leitura, você estará apto para selecionar o melhor para você. Confira:
1 – Carreira no curso de Ciências da Computação
Na carreira de ciências da computação os profissionais atuam na elaboração de softwares e para isso eles precisam saber tudo sobre a fundamentação teórica por trás da área. O curso envolve matérias de cálculo, lógica, linguagens de programação e outros assuntos da informática.
Os estudantes que se formam nesse curso podem trabalhar em uma equipe de desenvolvimento ou no departamento de Pesquisa e Desenvolvimento, coisas que se encontram em diversas empresas. Também é possível atuar como Analista de Sistemas, Arquiteto de Softwares, Gerente de TI, professor ou pesquisador.
2. Sistemas de Informação
Este curso tem duração média entre 2 a 4 anos, dependendo do tipo de graduação que o estudante desejar. Nele o objetivo é formar profissionais que possam trabalhar nas diversas áreas da tecnologia da informação, por isso a sua grade curricular possui disciplinas de administração, matemática e ciências da computação.
As vagas para o mercado de trabalho são várias, tais como:
- Analista de sistemas
- Analista e desenvolvedor de softwares
- Gestor de projetos de TI
- Administrador de redes
- Arquiteto de sistemas
- Gestor de bancos de dados
- Profissional de suporte técnico
3. Carreira com Sistemas de Internet
O profissional dessa área precisa atender o mercado eletrônico que se encontra em constante expansão e, para isso, é necessário adquirir conhecimentos em tecnologia, programação, comunicação, marketing e, principalmente, gerenciamento e implantação de sistemas.
Além do próprio curso de “Desenvolvimento de Sistemas para Internet” também é possível fazer os cursos de “Comunicação para Web” e “Web Design”. No mercado de trabalho o profissional pode começar uma carreira como designer, desenvolvedor de sites, aplicativos e outros.
4. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Este curso forma profissionais qualificados para analisar, projetar, especificar, testar, documentar, implementar e cuidar da manutenção de sistemas e softwares. Nele, os alunos precisam estudar matérias como:
- Análise estruturada de sistemas
- Estrutura de dados
- Matemática aplicada
- Probabilidade e estatística
- Teoria geral de sistemas
- Linguagens de programação
Assim, o mercado de trabalho os aceitam como analista de sistemas, freelancers e outros profissionais da computação.
5. Carreira em Engenharia de Software
Na carreira como engenheiro de software, o profissional é o responsável por cuidar de toda a parte de sistema operacional, aplicativos e programas presentes no computador, projetando e guiando o desenvolvimento dos mesmos. O objetivo é criar ferramentas que cumpram funções específicas para determinada necessidade do cliente.
A duração média do curso é de 4 anos e nele é possível aprender tudo sobre os processos envolvidos no desenvolvimento de programas. Os assuntos variam entre muitos da área da computação, como fundamentos e arquiteturas de computadores, programação, modelagem de softwares e alguns da matemática, por exemplo, cálculo.
6. Engenharia de Controle e Automação
Também conhecido como “Mecatrônica” esse curso possui duração média de 5 anos, onde o aluno entra em contato com disciplinas de matemática, física, química, eletrônica, mecânica e computacional.
Um profissional dessa área pode atuar em desenvolvimento de sistemas e ferramentas computacionais; modelagem, controle e simulação de processos de produção; projeto e execução de instrumentação, sensores e algoritmos; dentre outros.
7. Carreira com Jogos digitais
Nesse curso os profissionais aprendem a desenvolver e monitorar os jogos eletrônicos para computadores, videogames, celulares e tablets. O curso técnico possui duração média de 2 anos, porém o bacharelado, nomeado “Design de Games”, apresenta um período de 4 anos.
Ele mescla ensinamentos de informática e desenho, capacitando o profissional a construir representações gráficas de personagens e cenários, realizar animações das telas, utilizar softwares para captura de movimento, modelagem, etc, bem como fazer toda a programação do jogo.
Podemos ver que todos os cursos possuem matérias em comum, mas outros apresentam elementos totalmente diferentes e únicos, assim, trabalhar com um computador sempre é uma atividade interessante. Aproveite bem o artigo para analisar qual a carreira que você tem mais afinidade.
Comentários