Sem dúvida, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é a prova mais importante do ano, para quem quer ingressar no ensino superior. Cada nova edição deste processo seletivo, traz questões e temas mais complexos, que exigem muita preparação e uma boa base de informações dos alunos.

Por essa razão, tantos estudantes começam a estudar para o exame com meses de antecedência. Isso inclui desde a leitura de diversos temas, até mesmo a realização de simulados com base nas últimas provas deste teste.

No entanto, o que muitos não sabem é que existem algumas dicas valiosas que são ideais para turbinar os estudos para esse exame. Quer saber mais? Então continue lendo este post para descobrir essas técnicas, coloque-as em prática e garanta boas notas no exame.

Monte um plano de estudos para o ENEM

Um bom plano de estudos é importante para se dar bem no ENEM, já que há muito assunto e pouco tempo. Além disso, ele será uma ótima ferramenta para acompanhar quais assuntos o aluno já domina e quais precisam ser revisados, tudo isso sem se preocupar em perder tempo desnecessariamente.

É possível encontrar planos de estudo prontos na internet e adaptá-los para sua rotina ou pode começar a criar um do zero. Em ambos os casos, esteja atento às dicas a seguir:

Defina os assuntos por prioridade

Cada pessoa tem suas próprias habilidades e dificuldades, com os estudos não é diferente. Sempre há aquela matéria que você domina e outra que não consegue entender muito bem.

Ao montar seu plano de estudo, dê prioridade aos assuntos que você tem dificuldade em entender. Basta reservar uma carga horária maior na semana para essa matéria, assim você consegue mais tempo para estudar, resolver exercícios e tirar dúvidas.

Outras matérias, que você aprende com facilidade, só precisam ser revisadas. Também vale a pena dar prioridade àquelas que possuem maior peso para o curso que você deseja se inscrever.

Encontre tempo livre para estudar para o ENEM

O segundo passo é encontrar o tempo disponível para estudo no seu dia a dia, já que é importante revisar as matérias constantemente. Para isso, você precisa montar uma tabela semanal com o horário de todas as suas atividades (acadêmicas, profissionais, etc) e descobrir quando fica livre.

Às vezes, apenas 2 horas por dia é o suficiente para revisar todos os assuntos mais importantes do ENEM. Feito a tabela, você pode seguir para o último passo.

Separe os assuntos de cada dia

Não adianta estudar todo o assunto de matemática no primeiro mês e, só então, começar a estudar geografia por mais um mês seguido. O ideal é que todas as matérias sejam contempladas em um período de uma semana e os assuntos sejam introduzidos aos poucos.

Muitas pessoas costumam a intercalar matérias de humanas e exatas no mesmo dia, para que o estudo não fique cansativo. Além disso, toda semana é definido um tema diferente para montar uma dissertação.

Também é preciso pensar em dias para fazer simulado, já que o processo de aprendizagem para o ENEM envolve entender como os assuntos são cobrados nas questões e qual a melhor forma para administrar o tempo disponível na prova.

Invista em apostilas para o ENEM

Quando estiver com seu plano em mãos, é hora de buscar os materiais que servirão de auxílio para os estudos. Aqui podem ser incluídos livros didáticos e videoaulas, mas é imprescindível que você obtenha apostilas especializadas para o ENEM, por causa de uma série de benefícios.

Elas conseguem reunir todos os assuntos mais cobrados pela prova ao longo de todos esses anos, além de possuírem exemplos de questões, que ao serem resolvidas conseguem verificar se o aluno conseguiu absorver as informações.

Essas características tornam o estudo mais direcionado, evitando que você perca tempo buscando o assunto de cada matéria, decorando coisas desnecessárias ou focando muito em pontos que raramente são cobrados.

Após conhecer as melhores dicas de como estudar para o Enem 2019, a decisão está nas suas mãos. Se você deseja mesmo, entrar em uma boa faculdade neste próximo ano, então comece a colocá-las em prática hoje mesmo.

Quanto mais cedo, você começar a se preparar para esse exame, maiores são as suas chances de obter uma boa pontuação na prova.